​​​​​​​CULTIVAR GRATIDÃO

August 1, 2017

COMIDAS PRIMÁRIAS E GRATIDÃO - O QUE ELAS TEM EM COMUM?

 

Existe um número crescente de pesquisas que estabelecem gratidão como uma prática que tem uma série de benefícios físicos e psicológicos.

 

As pessoas gratas gozam de relações mais fortes e são mais propensas a serem otimistas, determinadas, espiritualizadas e empáticas.

 

Cultivar uma mentalidade de gratidão também tem sido associada ao aumento dos níveis de imunidade, melhora do sono e saúde cardíaca.

 

É fácil de ver como a gratidão se estabelece rapidamente como um “super alimento” para seu corpo, mente e alma!

 

Exercício de Gratidão:

 

Assim como você exercita seu corpo para o fortalecer, você pode exercitar sua mente e treiná-la para ver o mundo de novas maneiras. Apenas alguns minutos por semana são necessários para cultivar uma atitude de gratidão e tirar proveito de todos os benefícios desse novo "super alimento".

 

Atividades de gratidão

 

Abaixo uma lista de atividades que você pode usar. São ferramentas para explorar seu relacionamento com a gratidão mais profundamente. Você não precisa fazer todas as atividades da lista. Quando você estiver pronta(o), volte aqui e escolha mais uma para fazer!

 

1 - Comece uma prática diária ou semanal de escrever em um diário sobre coisas que você se sente grato a cada dia. Isso te ajudará a se tornar consciente do papel da gratidão em sua vida e irá aprofundar sua prática de gratidão ao longo do tempo.

 

 2 - Escreva uma carta ou um email de gratidão para um amigo, membro da família ou colega. Seja específico e autêntico. Este exercício fará você se sentir ótimo, e se você optar por compartilhar a carta, o destinatário certamente também aproveitará o brilho da gratidão!

 

 

3 - Crie um desafio de gratidão para mudar as coisas e se divertir um pouco. Escolha um número definido de dias e um desafio, como deixar de ouvir de queixas ou fofocas. As possibilidades são infinitas, e os resultados irão surpreender você e ajudá-lo(a) a entender seu relacionamento com gratidão em um nível mais profundo.

 

 

4 - Crie o hábito de contribuir ou ajudar uma pessoa, grupo ou causa em necessidade. Doando seu tempo e/ou energia para ajudar os outros, a gratidão na sua vida será cultivada. Você impactará a vida de outros que realmente se beneficiarão do que você tem para oferecer.

 

 

5 - Destrua suas barreiras para aceitar elogio, apreciação e/ou gratidão de outros. Se você tem dificuldades em receber gratidão, faça um esforço para aprender a aceitar elogios e agradecer!

 

 

Por exemplo, se alguém elogia sua roupa e sua resposta automática é minimizar o elogio dizendo “Este é antigo!” ou “Estava em liquidação!”, force-se a simplesmente sorrir e dizer "Obrigado"em vez disso.

 

Da mesma forma, se alguém lhe agradecer pela sua ajuda em um projeto no trabalho, em vez de dizer "Não foi grande coisa!", diga "Você é bem-vindo".

 

Ao aceitar o elogio, você ganha uma rara oportunidade de aproveitar o sentimento radiante de ajudar outra pessoa, e você colherá todos os benefícios de saúde que a gratidão tem para te oferecer.

 

Alimente-se de gratidão!

 

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